Acabo de me deparar com um artigo um tanto falaz do experto em Neuromarketing, e autor do livro "A lógica de Consumo" (Buyology), Mr. Martin Lindstrom. Confesso que estou muito longe de acreditar que o título acima seja correto, já que não tem nenhuma validade estatística, por se tratar de uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por 50 indivíduos de NY, porém decidi comparti-lo, já que venho me interessando muito pela área de Identidade Sonora de Branding.
Buyology Inc. realizou um estudo de Neuromarketing em Nova York, aonde 50 indivíduos se submeteram a um exame de ressonância magnética, para identificar quais sons despertavam uma maior atividade cerebral, medindo as respostas galvânicas, da pupilas e ondas do cérebro.
Non-branded and branded sounds:
1. Baby giggle
2. Intel
6. MTV
7. T-Mobile Ringtone
8. McDonald's
10. State Farm
Top 10 Branded sounds:
1. Intel
3. MTV
4. T-Mobile
5. McDonald's
7. State Farm
9. Home Depot
10 Palm Treo Ringtone
Top 10 Non-branded sounds: 1. Baby giggle 2. Vibrating phone 3. ATM / cash register 4. "Star Spangled Banner" 5. Sizzling steak 6. 'Hail to the Chief' 7. Cigarette light and inhale 8. "Wedding March" 9. "Wish Upon a Star" 10. Late Night with David Letterman Theme
Os resultados são um tanto representativos da cultura americana, mas refletem uma boa contextualização do tema, e exemplificam marcas que souberam criar este vínculo sonoro. Aqui no Brasil este estudo poderia ser conduzido pela Forebrain, a primeira agencia de Neuromarketing no Brasil.
Como alguns de vocês sabem, alem de ter trabalhado com Administração e Marketing, eu já fiz algum sucesso no México como DJ em shows de música eletrônica. (Deep / Tech House) Portanto venho investigando e idealizando uma metodologia para integrar o posicionamento de marca com o estímulo sonoro, seja através de músicas para comerciais que transmitam a estratégia emocional do produto, seja através de ícones sonoros que possam ser facilmente lembrados e relacionados com uma marca. Uma nova tendência emerge: Sensorial Branding.
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