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sexta-feira, 5 de março de 2010

Os 10 sons mais viciantes do Mundo??

Acabo de me deparar com um artigo um tanto falaz do experto em Neuromarketing, e autor do livro "A lógica de Consumo" (Buyology), Mr. Martin Lindstrom. Confesso que estou muito longe de acreditar que o título acima seja correto, já que não tem nenhuma validade estatística, por se tratar de uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por 50 indivíduos de NY, porém decidi comparti-lo, já que venho me interessando muito pela área de Identidade Sonora de Branding.


Quais de nós não nos transportamos quando escutamos uma música que tenha marcado, por exemplo, a nossa juventude ou adolescência? Os estímulos sonoros tem um alto poder de evocar correlações múltiplas em nosso cérebro. Existem jingles de comerciais de TV que marcaram época, e que são lembrados até hoje. Quem não conhece o "plim plim" da Tv Globo, ou o famoso ringtone do Sony Erickson?


Buyology Inc. realizou um estudo de Neuromarketing em Nova York, aonde 50 indivíduos se submeteram a um exame de ressonância magnética, para identificar quais sons despertavam uma maior atividade cerebral, medindo as respostas galvânicas, da pupilas e ondas do cérebro.


Eis os Resultados: (Clique nos links para escutar os sons)


Non-branded and branded sounds:

1. Baby giggle

2. Intel

3. Vibrating phone

4. ATM / cash register

5. National Geographic

6. MTV

7. T-Mobile Ringtone


8. McDonald's

9. 'Star Spangled Banner'

10. State Farm

Top 10 Branded sounds:

1. Intel

2. National Geographic

3. MTV

4. T-Mobile

5. McDonald's

7. State Farm

8. AT&T Ringtone

9. Home Depot

10 Palm Treo Ringtone

Top 10 Non-branded sounds:1. Baby giggle
2. Vibrating phone
3. ATM / cash register
4. "Star Spangled Banner"
5. Sizzling steak
6. 'Hail to the Chief'
7. Cigarette light and inhale
8. "Wedding March"
9. "Wish Upon a Star"
10. Late Night with David Letterman Theme


Os resultados são um tanto representativos da cultura americana, mas refletem uma boa contextualização do tema, e exemplificam marcas que souberam criar este vínculo sonoro. Aqui no Brasil este estudo poderia ser conduzido pela Forebrain, a primeira agencia de Neuromarketing no Brasil.


Como alguns de vocês sabem, alem de ter trabalhado com Administração e Marketing, eu já fiz algum sucesso no México como DJ em shows de música eletrônica. (Deep / Tech House) Portanto venho investigando e idealizando uma metodologia para integrar o posicionamento de marca com o estímulo sonoro, seja através de músicas para comerciais que transmitam a estratégia emocional do produto, seja através de ícones sonoros que possam ser facilmente lembrados e relacionados com uma marca. Uma nova tendência emerge: Sensorial Branding.


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